Enfermagem da FADAF realiza encontro para debater Fibromialgia

O primeiro encontro para debater sobre Fibromialgia ocorreu no dia 11 de fevereiro, no Salão Nobre da Uniflor,  em comemoração ao Fevereiro Roxo. Marcou também a abertura oficial do Projeto que leva o nome de Fibro em Alta, sendo este  idealizado pelo médico reumatologista Dr. Marcelo Enokawa, que trouxe essa experiência de Curitiba-PR, onde existe já o  FibroCuritiba.  O objetivo do evento foi fortalecer essa ação e levar conhecimento sobre o assunto para os acadêmicos de Enfermagem e toda a sociedade.

Fibromialgia é  uma síndrome em que  um pessoa tem dores no corpo todo durante longos períodos. Ela causa sensibilidade nas articulações, nos músculos, tendões, dentre outros sintomas. A fibromialgia também causa fadiga, distúrbios do sono, dor de cabeça, depressão e ansiedade.

O Fibro em Alta acontecerá uma vez por mês e será aberto para a população. Quanto aos atendimentos, estes serão realizados por uma equipe multidisciplinar composta pela  nutricionista Dra. Pauline Oinaski , fisioterapeuta Dra. Cleidimair  Martins de Oliveira Pereira e de uma  psicóloga, nome até o momento não revelado.

A coordenadora do curso de Enfermagem, M.a Fernanda Silva, menciona ter sido procurado pelo médico com a ideia do Projeto, buscando parceria com a Faculdade, que abraço a causa, pois sabe-se que a fibromialgia ainda é uma doença de difícil diagnóstico. Fernanda ressaltou que esta ação visa a melhorar a qualidade de vida do portador da doença, por isso a importância do envolvimento dos acadêmicos de Enfermagem da Fadaf, para que todos possam contribuir no envolvimento toda a população.

A organização do encontro foi do 5º semestre de Enfermagem com a supervisão da professora Flavia Alves, sempre coma parceria Secretaria Municipal de Saúde de Alta Floresta. Por todo esse envolvimento da equipe multidisciplinar, idealizado pelo Médico Dr. Marcelo Enokawa, a FADAF, com essa parceria, abraça a causa e espera que os resultados se tornem otimistas e evolva a população.

Dr. Marcelo Enokawa palestreando sobre Fibromialgia no Salão Nobre da Fadaf

 

 

Sidney da Silva Chaves-Departamento de Comunicação

 

teste


© 2020 Faculdade de Direito de Alta Floresta.