A Revista Eletrônica do Curso de Direito da FADAF – JUDICARE – apresenta ao mundo acadêmico sua contribuição para com a pesquisa e a produção científica. Deste modo, cada vez mais se consolida como espaço privilegiado de sistematização e divulgação de um inesgotável labor com as teorias, palavras, ideias e ideais.
A Iniciação Científica da Faculdade de Direito e, nesse contexto, a Revista Judicare, integram importante dimensão formativa no Curso de Direito, visto que a Educação Jurídica envolve o Ensino, a Extensão e a Pesquisa.
Cabe destacar que a Iniciação Científica da FADAF, juntamente com as demais instâncias do Curso de Direito alcançaram a nota 4 em recente avaliação do Curso de Direito pelo Ministério da Educação e Cultura - MEC. Não é de se olvidar que se trata de uma nota de excelência por todo contexto que envolve nossa realidade local e regional.
Na presente edição os artigos apontam para a aguçada percepção e senso crítico, próprios dos que se dispõe a fazer um homérico esforço epistemológico para desvelar a realidade e ir além da obviedade apregoada pelo senso comum.
Insta chamar atenção que os artigos ora apresentados versam sobre questões afetas aos eixos constituintes do objetivo da Revista, quais sejam do Direito Constitucional, Agrária e Ambiental, sem excluir, eventualmente, outras esferas ou ramos do conhecimento jurídico que se julgue oportuno de publicação.
Mais uma vez, como resposta ao esforço de abertura e divulgação da Judicare, deve-se destacar a incidência de artigos advindos da exogenia, isto é, da contribuição da comunidade acadêmico-jurídica externa. Assim, figuram artigos de acadêmicos, professores e pesquisadores externos, motivo de gáudio para a comunidade acadêmica local e para os responsáveis pela Iniciação Científica da FADAF.

Boa leitura.

Publicado: 2015-11-18