Diálogos e Provocações Constitucionais, Agrários e Ambientais

A Revista Judicare apresentar à comunidade jurídico-acadêmica um número composto por produções selecionadas com a intenção de contribuir com a discussão temática no que pertine ao Direito Agrário, Ambiental e Constitucional.
Outrossim, numa perspectiva dialógica, calcada na ação comunicativa, abre espaço para publicação que se julga de conteúdo pertinente para outras esferas, ramos ou microssistema do Direito. Com esta atitude se configura como locus de debate às diversas interfaces do mundo jurídico. Desta feita, traz, além dos temas que compõem seu Eixo Norteador, artigos versando sobre o Direito Civil, Penal e Previdenciário, cujas produções revelam ligação umbilical com a realidade concreta e com os pressupostos, princípios e conformidade à Constituição.
Neste número, correspondente ao primeiro semestre do ano de 2012, opta-se por selecionar, tanto quanto possível dentre inúmeros artigos de destacada qualidade, um pouco de cada área temática que instrui a política editorial da revista, orientada pelos Eixos Norteadores que compreendem o Direito Agrário, Ambiental e Constitucional.
Portanto, mister se destacar, sem prescindir da relevância temática dos demais, os artigos que versam concretamente sobre a Reserva Legal, a Reintegração de Posse, a problemática constitucional que envolve o Biodireito e a Bioética e, de roldão, as produções que se atém à problemática que envolvem problemas sociais recorrentes submetidos ao crivo da análise crítica do Direito.
Finalmente, grife-se a necessidade e alegria de se reconhecer a generosa contribuição dos Acadêmicos e de professores de outras áreas, pertencentes à família acadêmica da Faculdade de Alta Floresta, sem os quais seria impossível pensar na realização e feitura da edição que ora se apresenta.

Boa leitura a todos.
Editor Chefe

Publicado: 2012-02-27