DIGNIDADE E INCLUSÃO ESCOLAR

  • Renato Fabris Faculdade de Direito de Alta Floresta- FADAF
  • Dakari Fernandes Tessmann
  • Angela Pigosso Hammoud
  • Hamzi Hammoud

Resumo

O estudo consiste em uma abordagem reflexiva sobra a dignidade humana e a inclusão social realizada a partir de leituras de obras já publicadas na forma de livros ou artigos científicos, capturados através de palavras-chaves: dignidade humana; direitos humanos; igualdade; inclusão. A inclusão social é apresentada como uma das faces do resgate da dignidade humana que durante ao aceitar a necessidade de incluir pessoas marginalizadas ao longo do processo, significa dizer que, neste tempo, o homem dissimulou e mascarou essa realidade por suas conveniências e interesses. A escola ao assumir o papel de incluir os alunos no processo de desenvolvimento, sem discriminação, adota a postura de possibilitadora dos mecanismos capacitadoras para a superação. O papel da escola é duplo ao preparar a geração futura para a igualdade e ao mesmo tempo, provocar o tempo presente para perceber crueldades em relação ao próximo e incentivar as transformações necessárias para que os valores éticos e morais sejam suficientes para que cada pessoa respeite o outro como ele é.

Publicado
2019-07-29
Como Citar
FABRIS, Renato et al. DIGNIDADE E INCLUSÃO ESCOLAR. Judicare, [S.l.], v. 14, n. 1, p. 67-71, jul. 2019. ISSN 2237-8588. Disponível em: <http://www.ienomat.com.br/revista/index.php/judicare/article/view/102>. Acesso em: 22 out. 2019.
Seção
Artigos